Blog
you

Fatores externos que danificam a pele

Fatores externos que danificam a pele

Por Cleiton Eishima

Atualizado 06/04/21

A pele tem diversas funções para o organismo: é o primeiro escudo de proteção contra vírus e bactérias, auxilia na regulação da temperatura corporal e protege contra impactos mecânicos. Mas, até o maior órgão do corpo humano, está suscetível à condições. Questões externas - os chamados agentes exógenos podem influenciar (e muito!) na saúde da pele. Hoje detalhamos mais quais são estes fatores e como eles podem estar te afetando - muitas vezes sem você nem saber. Vem ler!


Raios UV


Talvez essa seja um dos fatores mais conhecidos por todos. Quando chegam na pele, aumentam a produção de radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento natural da pele. Também podem provocar o crescimento acelerado de células desencadeando no câncer de pele. Além de provocar alterações nos melanócitos (células que produzem melanina) e provocam o melasma. Então o protetor solar é um item indispensável.


Luz Azul


Um dos grandes vilões do skincare, essa é a luz proveniente de celulares, computadores e eletrônicos, no geral. Ela pode provocar alterações nos melanócitos - as células que pigmentam a pele - resultando em manchas. Assim como os raios UV, a luz azul também aumenta a produção de radicais livres, responsáveis por oxidar as células e acelerar o envelhecimento da pele.


Fatores climáticos


O clima, e suas mudanças repentinas, influenciam no funcionamento das glândulas sudoríparas. Durante o frio, elas se retraem e produzem menos sebo, já no calor, o inverso é verdade, e a produção de sebo aumenta. Por isso, pessoas de pele seca, mista e oleosa devem redobrar ainda mais a atenção às mudanças climáticas.


Poluição


Se feita de maneira inadequada, a limpeza pode contribuir ainda mais para a obstrução dos poros, aumentando a incidência de cravos que, posteriormente, podem evoluir para um quadro de acne. Assim como a luz azul, a poluição também influencia na produção dos radicais livres,  responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele.


O excesso de banhos quentes


Depois de um dia corrido, um banho quente parece ser uma opção bem relaxante, mas é preciso ter cuidado. A água quente ajuda a retirar a camada de proteção superficial, o que pode deixar a pele exposta, além de ressecada. 

Manter a rotina de skincare é essencial para a manutenção da saúde da pele - seja ela mais básica ou uma mais completa - a constância contribui para a saúde desse órgão tão importante.

cuidados com a pele saúde da pele