Blog
you
Hidratação da pele: tudo o que você precisa saber
Junto com a limpeza e a proteção solar, a hidratação é um dos passos básicos e necessários para manter uma pele saudável e bonita. Se você é iniciante no mundo do skincare e quer entender mais sobre a importância da hidratação da pele, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Por que hidratar?
Nosso corpo é composto por até 70% de água. A substância é vital para o bom funcionamento do nosso corpo: além de hidratar, leva nutrientes essenciais (como oxigênio e sais minerais) até às células e ajuda na eliminação de agentes tóxicos por meio da urina e suor.
A pele é o maior órgão do corpo e possui funções específicas que contribuem para manter a saúde de todo o organismo. É composta por três camadas, a epiderme, derme e hipoderme, com as funções de proteção, flexibilidade e sensorial. Na epiderme, camada superficial, fica localizado o estrato córneo, responsável por manter a hidratação em todos os níveis da pele e compondo uma barreira de defesa natural que evita a perda de água e protege contra agentes nocivos.
A hidratação, basicamente, é o ato de repor ou reter as moléculas de água na derme e epiderme, camada superficial e intermediária, respectivamente. Durante todo o tempo, nossa pele perde água por evaporação, por isso é necessário equilibrar os níveis de hidratação através da ingestão de água e da utilização de cosméticos.
Uma pele hidratada é uma pele saudável, macia e protegida. Sem água, a pele fica esbranquiçada, áspera e sem vida. A desidratação deixa a pele vulnerável ao ressecamento, coceira, sensibilidade, descamação e até doenças, como dermatite e psoríase.
O que causa a desidratação?
Dentre as principais causas está o desequilíbrio da barreira cutânea, devido a agressões externas do dia a dia, como:
- Clima muito frio e seco;
- Exposição solar;
- Uso de medicamentos e ácidos;
- Lavar o rosto com água quente;
- Esfoliação excessiva;
- Banhos de mar e piscina.
Hidratação x envelhecimento
Além da saúde prejudicada, a falta de hidratação também interfere na estética, já que a pele desidratada ressalta os sinais do envelhecimento. Linhas e rugas ficam mais aparentes, a textura mais áspera e com aspecto craquelado.
Para evitar a desidratação e ter uma pele saudável e bonita, busque consumir pelo menos 2 litros de água todos os dias e inclua um hidratante facial na rotina de cuidados. Procure hidratantes que atendam às necessidades do seu tipo de pele, e utilize sempre com a pele limpa, pela manhã e à noite.
E sempre é bom lembrar: todos os tipos de pele necessitam de hidratação, inclusive a pele oleosa, já que a hidratação repõe água perdida, e não óleo. Quando desidratada, a pele oleosa fica ressecada e produz ainda mais oleosidade, indicando um desequilíbrio e deixando a pele suscetível à de acne, sensibilidade e irritação.
Agora não tem desculpa: para ter a pele dos sonhos não pule a etapa de hidratação do rosto!