Blog
you

Investigando grandes mistérios do skincare: saiba tudo sobre a acne!

Investigando grandes mistérios do skincare: saiba tudo sobre a acne!

Por Cleiton Eishima

Atualizado 06/04/21

A acne é uma condição em que há o aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas. O processo pode ser agravado, por uma série de fatores, como a quantidade de bactérias presentes na pele, desregulamento hormonal ou poros mal higienizados, formando pequenas lesões e agravando a vermelhidão. Desvendamos aqui alguns mitos e verdades sobre dúvidas sobre o assunto. Vem ler!



A acne só acontece na adolescência?


MITO! Durante a puberdade, ocorre uma grande alteração hormonal no organismo dos adolescentes, por isso, a chance de desenvolver acne nessa fase é maior. Mas, a acne adulta existe e acomete tanto adultos que tiveram acne na adolescência, quanto pessoas que nunca desenvolveram o quadro. 


A acne pode acontecer em todos os tipos de pele?


VERDADE! Muitos pensam que a acne acomete apenas a pele oleosa, devido à produção de sebo naturalmente mais acentuada, mas esse é um mito! Existem fatores externos, como a poluição e o clima, alterações hormonais e até mesmo o uso da máscara que podem agravar um quadro de acne, independentemente do seu tipo de pele. 


O quadro de acne pode deixar manchas na pele?


VERDADE! Por se tratar de um processo inflamatório, ocorre uma alteração também nos melanócitos, células produtoras de melanina. Há um aumento da produção do pigmento na região da acne, podendo causar manchas na pele.


Só existe um tipo de acne?


MITO! A acne possui mais de um tipo, por isso o quadro é dividido por graus. No grau I, temos a acne leve, com a presença de cravos e sem as espinhas. No grau II, também temos os cravos, mas aqui há a presença de pápulas e pústulas, que possuem pus. No grau III, temos os cravos, pústulas e cistos, semelhantes a pequenos caroços. No grau IV, cravos, pústulas e cistos podem se “juntar”, formando lesões ainda maiores. 


O quadro de acne só se desenvolve no rosto?


MITO! Embora seja mais comum no rosto, o quadro acneico pode se desenvolver em outras partes do corpo, como as costas, região do colo e dos ombros. 


A acne é contagiosa?


MITO. A acne não pode ser contraída por proximidade ou contato com as lesões. É um quadro desenvolvido por diversos fatores, internos ou externos, ao organismo. 


A acne tem um forte componente genético?


VERDADE! Quem possui familiares com histórico de acne tem maior predisposição genética de também desenvolver o quadro e que, geralmente, se inicia na fase da adolescência. 


A alimentação pode piorar o quadro de acne?


VERDADE! Embora os alimentos não sejam responsáveis pelo surgimento da acne, uma alimentação com altos índices de açúcar e gordura podem alterar a produção de sebo e agravar o quadro inflamatório. 

acne cuidados com a pele