Blog
you

Pele com manchas? Conheça ingredientes potentes no clareamento de tons irregulares

Pele com manchas? Conheça ingredientes potentes no clareamento de tons irregulares

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 08/05/23

Sofre com manchas e melasma na pele e sente que sempre precisa esconder o corpo ou cobri-las com maquiagem?


Embora comuns em qualquer faixa etária, já que podem ser causadas por diversos motivos, como acne, exposição solar, depilação, alterações hormonais e envelhecimento, existem ingredientes naturais poderosos com clareador de manchas na pele. Veja abaixo três deles e saiba como uniformizar o tom da sua pele:


Ácido glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar. Funciona como um esfoliante químico, já que acelera a renovação celular, eliminando células mortas e fazendo com que células novas cheguem à epiderme, superfície da pele. Isso revela uma pele mais brilhante e uniforme, com menos manchas, já que também tem capacidade de reduzir a produção de melanina da pele. Também ajuda no combate à acne e cicatrizes, além de estimular o colágeno e prevenir linhas e rugas.


Ácido kójico

O ácido kójico, substância derivada do arroz, é outro ativo potente que inibe a produção de melanina, causa do aparecimento de manchas escuras e piora do melasma na pele, e iguala o tom da pele. Também possui propriedades antioxidantes, que podem ajudar a proteger a pele dos danos ambientais. Outra vantagem do ácido kójico é ser menos irritante para a pele, suavizando marcas sem sensibilizar.


Extrato de gengibre chinês

Um desses ingredientes inovadores no tratamento de manchas e melasma é o extrato de gengibre chinês. Extraído do rizoma da planta Alpinia Officinarum, nativa do sudeste da Ásia, é rico em galangina, um composto da família dos flavonoides.


Segundo estudos, um dos principais benefícios do extrato de gengibre chinês é sua capacidade de reduzir a aparência de manchas escuras e hiperpigmentação. Isso se deve à presença de compostos chamados flavonoides, que demonstraram inibir a produção de melanina na pele. A melanina é o pigmento que dá cor à nossa pele, e sua super produção de melanina pode levar a manchas escuras e tom de pele irregular.


O ativo é utilizado há séculos na medicina tradicional por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e justamente por isso, além de clarear manchas, ajuda com a irritação e vermelhidão da pele, tendo um efeito pouco abrasivo e ideal para áreas sensíveis como axilas, virilha e região íntima.


Tripla ação clareadora

Testes com voluntários confirmaram que o extrato de gengibre chinês, em conjunto com o ácido glicólico e o ácido kójico é triplamente eficaz na redução da aparência de manchas escuras em mulheres asiáticas com hiperpigmentação leve a moderada, uma vez que:


  • Reduz a produção de endotelina-1, peptídeo envolvido na formação dos melanossomos e essencial para o processo de hiperpigmentação; 
  • Tem efeito inibitório sobre a tirosinase e TRP-1, enzimas envolvidas na produção de melanina;
  • Diminui a produção de adrenomedulina, um mediador que estimula a dendricidade do melanócito e compromete o transporte dos melanossomos para os queratinócitos, processo fundamental para a finalização da pigmentação da pele.

Os estudos, realizados com 20 voluntárias de pele asiática, afirmam redução de até 77% de manchas e até 91% da aparência opaca e irregular da pele.


Então, se você está procurando ingredientes naturais para ajudar a reduzir a aparência de manchas escuras, melasma e uniformizar o tom da sua pele, procure por esses ativos. Mas sempre lembre-se que também é extremamente importante também proteger sua pele de danos maiores usando protetor solar e evitando a exposição excessiva ao sol. Com os ingredientes certos e uma boa rotina de cuidados com a pele, você pode obter a pele uniforme que sempre desejou, com mais conforto para expor o corpo.




clarear manchas ingredientes clareadores skincare tratamento melasma uniformizar tom da pele