Blog
you

Prevenção ou tratamento: existe uma idade certa para cuidar da pele?

Prevenção ou tratamento: existe uma idade certa para cuidar da pele?

Por Cleiton Eishima

Atualizado 04/05/21

Os cuidados com a pele são um ritual que já fazem parte do cotidiano de muita gente. Limpar, tonificar, hidratar, esses são apenas alguns passos da rotina de skincare. Contudo, existe uma grande dúvida: será que existe uma idade certa para começar a cuidar da pele?


Órgão com múltiplas funções


A pele é o maior órgão do corpo humano e possui uma variedade de funções para o organismo. Um deles é o de proteção, pois protege os órgãos e músculos de choques mecânicos. Também evita a entrada de corpos estranhos no organismo. 

Na pele estão localizados diversos anexos importantes, como as glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção de sebo. Os pelos são outros anexos importantes, auxiliando na proteção e regulação térmica do corpo. 

Outro ponto é a produção de colágeno e elastina, que são fibras responsáveis pela flexibilidade, elasticidade e sustentação da pele. São as grandes responsáveis pela textura e firmeza da pele. 


Cuidando da pele conforme o tempo


A partir dos 25 anos, a produção de colágeno e elastina diminui de forma natural. Com isso, a pele perde em firmeza e elasticidade, o que facilita o aparecimento de rugas e linhas de expressão

O ácido hialurônico, que também é produzido de forma natural pelo corpo, também tem sua produção reduzida com o passar do tempo. Como tem propriedades de atrair moléculas de água, é responsável por manter a pele hidratada. Em menor quantidade, a pele tende a ficar mais seca, o que facilita o aparecimento de sinais de idade que são resultado desse processo de envelhecimento natural.

As células da pele estão constantemente expostas a fatores externos, como os raios solares, poluição e clima. Tais fatores são responsáveis  pelo aumento de radicais livres no organismo, que atacam as células, fazendo com que percam suas funções. Além de provocar a aceleração do processo de envelhecimento, são capazes de diminuir as funções protetoras para a pele. 


Prevenção ou tratamento?


Dessa forma, os cuidados com a pele não tem uma idade correta para se iniciar, mas pode-se dividir em dois pontos. O primeiro é a prevenção,  para evitar a oxidação e envelhecimento precoce da pele, com isso, desde o final da adolescência  e início da fase adulta, a preocupação com a rotina de skincare é uma grande aliada.

A etapa de tratamento já pode ser acrescentada na rotina, pois auxilia a fortalecer a saúde da pele. Com isso, a pele fica protegida contra o aparecimento de manchas e mantém seu brilho, maciez e proteção.

O segundo é para quem quer combater algum problema específico surgido na pele. Isso pode ser aos 20,30,40 anos ou até mais, não há uma regra que estipule a idade para tratar a pele. Já existem diversos ativos e produtos que servem para cuidar de especificidades e que ajudarão a manter a saúde da pele, como o Preenchedor e a Vitamina C 20% Bisyou. .

É importante lembrar que algumas coisas devem sempre estar presentes na rotina, como a limpeza do rosto, hidratação e a proteção solar que são de extrema importância. A única diferença está no tratamento, que pode variar de pessoa para pessoa, segundo a necessidade de sanar algum problema específico, ou então, prevenir o seu aparecimento.

cuidados com a pele prevenção rotina skincare tratamento