Blog
you

Rotina de skincare para homens: Como cuidar da pele?

Rotina de skincare para homens: Como cuidar da pele?

Convidamos 3 homens para compartilhar suas rotina de skincare masculino e contar como começaram a cuidar da pele.

Por Time Bisyou

Atualizado 07/08/20

A cada dia vemos mais homens preocupados em cuidar da pele. A motivação pode vir de várias fontes: o tratamento da acne, a barba, começar a experimentar os produtos da parceira, entre outros. E para muitos que estão começando a se interessar pelo assunto, pode surgir aquela dúvida: como começar? O que fazer? Quais produtos eu devo usar?


A gente até podia montar um textão te ensinando tudo mas achamos melhor dar o nosso lugar de fala para 3 convidados compartilharem suas rotinas de skincare e provar que skincare é coisa de homem, sim.

pedro-ferrantin


Pedro Ferrantin, publicitário

@pedroferrantin


Quando você começou a se importar em cuidar da pele?

Fui influenciado pela minha mãe desde cedo. Por ela ser muito vaidosa, sempre teve cuidados com a pele e cresci vendo isso, então desde sempre acabava passando algum creme hidratante dela... Mas lembro que, por volta dos 25 anos (hoje tenho 29), comecei a reparar que algumas linhas de expressão estavam ficando mais profundas, a partir desse momento comecei a investir em produtos e tratamentos para a pele.


Quais são os seus cuidados de skincare?

Todos os dias limpo o rosto com um gel de limpeza e Foreo, em seguida, passo um hidratante com ácido hialurônico e finalizo com protetor solar 60. Uma vez por semana faço uma máscara de argila branca e em outro dia uso um esfoliante específico para manchas na pele. Estou sempre testando algum tratamento em paralelo a minha rotina diária.


Qual dica você daria para um homem que quer começar a ter um cuidado maior com a sua pele?

Começar pelo básico. A maioria dos homens tem preguiça do cuidado com a pele, mas é mais simples do que imaginam. Sempre que me perguntam, recomendo os 3 passos essenciais: limpar, hidratar e proteger do sol. Esses cuidados são os iniciais, com o tempo a pessoa começa a ver a mudança na textura da pele e se interessa por incluir outros passos na rotina.


ivan-pinheiro

Ivan Pinheiro, founder Bisyou

@ivanpinheiro05


Quando você começou a se importar em cuidar da pele?

Me importo com minha pele há muito tempo, desde os meus 11 anos de idade, quando comecei a perceber os primeiros sinais de acne. Inicialmente eu não sabia o que fazer para tratar, como cuidar, métodos de prevenção, etc. Em paralelo, muitas pessoas falavam que isso era uma fase que passaria, que estava totalmente relacionado à questão hormonal, mas isso perdurou por longos 7 anos. Nesse período, minha rotina de cuidados com a pele se resumia em lavar o rosto pela manhã, no meio do dia e a noite, isso porque minha pele é muito oleosa e a noite eu aplicava produtos para tratamento de acne. 

Na fase adulta percebi que o cuidado com a pele era muito mais importante do que resolver um problema pontual. O cuidado com a pele desde cedo, serve exatamente para evitar a aparição de certas irritações, aparecimento precoce de linhas finas, etc. Com isso incluí alguns produtos à minha rotina, mesmo assim, julgo ter uma rotina minimalista



Quais são os seus cuidados de skincare?

Na rotina diária, eu começo minhas manhãs lavando meu rosto com sabonete líquido específico para essa região, e detalhe...sempre com água fria, porque tenho a impressão que isso não deixa o poro dilatado, depois utilizo o produto que desenvolvemos (obrigado Bisyou 😉). Em seguida, eu passo um hidratante facial e por fim um protetor solar com textura mais aquosa que não traz oleosidade para minha pele. 

No meio da tarde, eu lavo meu rosto novamente para retirar a oleosidade e manter minha pele limpa e à noite, após o banho, eu repito a rotina da manhã, mas dessa vez não utilizo o protetor. Duas vezes na semana, incluo na rotina um esfoliante facial, para remover células mortas da pele. Nesses dias, sempre inicio a rotina com a esfoliação. Para concluir minha rotina, nas sextas-feiras, eu procuro aplicar uma máscara facial detox, porque isso faz parte de um processo relaxante que eu pratico pela sobrecarga de coisas que a semana demanda. 


Qual dica você daria para um homem que quer começar a ter um cuidado maior com a sua pele?

A dica que eu daria para um homem que quer começar uma rotina de cuidado é a seguinte: começa pelo básico, com um sabonete facial, hidratante facial e protetor solar. Aliás, pode começar utilizando os produtos de alguém próximo para sentir como é bom reservar uns minutinhos para você e utilizar produtos de beleza, entender as texturas e cheiros e, obviamente, evoluir para comprar produtos específicos para o seu tipo de pele, pois eles trarão um resultado mais efetivo. 


paulo-oda

Paulo Oda, Gerente de Atendimento Publicitário

@odapaulo



Quando você começou a se importar em cuidar da pele e fazer skincare?

Na pré-adolescência quando eu comecei a ter as primeiras espinhas, minha mãe que já se preocupava um pouco com isso, me levou na dermato. E aí foi meio que amor à primeira vista. Nessa época eu comecei a usar Roacutan… fez super efeito e foi ótimo. A partir daí, eu usava uma coisa ou outra mas nada se compara ao fanatismo que eu tenho atualmente.

Eu sempre usava uma vitamina C e um protetor solar. Comecei muito devagar mas, desde os 20 (eu tenho 31 anos), que eu uso proteção solar, hidratante, esfoliante, sabonete para o rosto mas nada muito complexo. 


Quais são os seus cuidados de skincare?

Eu acabei, de um tempo para cá, querendo me cuidar mais de uma forma geral, um autocuidado. Desde uma questão de alimentação mais saudável, uma autoconsciência, meditação, yoga, exercícios físicos... É natural que, se dentro tá muito bem, por fora também você sinta essa necessidade de se cuidar. 

De manhã, eu uso sabonete facial. Depois disso, eu uso o Blemish Age Defense, um tônico e aí uso um preenchedor. Eu intercalo os produtos dependendo do meu humor. À noite, dia sim dia não, eu uso cleanse oil. Acho que o produto é o principal fator para reduzir algumas irritações que eu tenho no rosto. Uso também um sabonete específico, tônico, preenchedor, ácido (que eu intercalo com alguns produtos), uso uma máscara noturna e finalizo com um antissinais. Às vezes, uso também um óleo de rosa mosqueta e uma máscara detox. 



Qual dica você daria para um homem que quer começar a ter um cuidado maior com a sua pele?

Homens de plantão que não se cuidam e não conhecem nem um hidratante. Primeiro, nós precisamos parar com esse pensamento de que, se o homem passar a se cuidar, ele vai ser menos macho. Essa é uma questão de masculinidade tóxica, de preconceito. Eu também entendo que é uma questão da criação desses homens que traz essas crenças e barreiras. Isso faz com que eles nem saibam de fato o que é um hidratante. O primeiro de tudo é quebrar o tabu, quebrar esse comportamento humano quanto a questão de gênero, de pensar “Ah, homem não se cuida, não chora, homem não faz nada disso”. Faz sim e precisa fazer. E ouvir mais as mulheres. Isso é muito importante porque além de ouvir as mulheres precisamos aprender com elas.Enfim, o homem tem muito que aprender nesse sentido para se cuidar, se olhar mais e ter um momento pra ele nesse sentido. Skincare não é só pra mulher.


Pra começar com produtos de skincare, ele tem que começar pelo básico pra ver se ele vai se adaptar a rotina. Precisa ter um sabonete para o rosto, um hidratante e um protetor solar. E até um hidratante para o corpo. É começar com pequenos passos, coisas simples. Se ele já tem a rotina para fazer a barba, é mais uma adaptação para cuidar do rosto. 

rotina skincare skincare skincare homem skincare masculina