Blog
you

[Segunda sem ansiedade] O clima impacta no nosso humor?

[Segunda sem ansiedade] O clima impacta no nosso humor?

Por Cleiton Eishima

Atualizado 12/10/20

Já diria Sandy: passa o inverno, chega o verão, o calor aquece minha emoção. Quem nunca acordou se sentindo mais tristinho quando viu o céu cinza de chuva? Ou deixou aquela playlist de praia pronta para um dia de sol? Isso não é por acaso: o clima pode realmente interferir no seu humor. E se impacta na forma com levamos o dia a dia, imagina os efeitos que pode ter na nossa pele também? 


O CLIMA E NOSSO HUMOR


Nos dias de sol e calor é normal termos a impressão de que nosso corpo tem mais disposição e energia para gastar (e isso não é à toa): a biologia explica. Num dia em que a temperatura está elevada, há mais incidência dos raios solares e nosso corpo responde à essa mudança externa, aumentando a produção de hormônios, como a serotonina, dopamina e melatonina. 

Eles são neurotransmissores responsáveis por trazerem bom humor, produzirem energia e regularem o sono. Além dessas reações químicas do próprio corpo, os dias de clima quentes são mais convidativos para a interação e convívio social (o que pode dar aquele gás a mais nas sensações de bem-estar e no bom humor!). 

Mas será que nos dias de frio e chuva o organismo funciona da mesma forma? Quando o tempo está meio cinza nosso organismo é menos estimulado pelos raios solares e a produção desses neurotransmissores cai, por isso a tendência é a vontade de ficar mais tempo debaixo das cobertas.

O clima pode afetar o nosso humor e solução é ouvi-lo, seja com a prática de atividades físicas, momentos mais tranquilos ou aquele chá quentinho.


CUIDADOS COM A PELE


Com a mudança de tempo, os cuidados com a pele também mudam. No verão, em consequência da maior exposição ao sol, há tendência de ocorrer o ressecamento da pele.  Também pode ocorrer o aumento da oleosidade, já que a perda de água nessa época do ano é maior - pelo suor - e o corpo, se mal hidratado, repõe em forma de óleo. A gente explica tudo com mais detalhes aqui. Já no inverno, há queda da umidade e, dependendo da temperatura do banho, pode provocar o ressecamento da pele. Tudo sobre cuidados com a pele em dias frios, você lê aqui!

O segredo é manter uma constância nos cuidados - uma rotina com limpeza, preenchimento, hidratação e proteção, e pequenas adaptações para cada estação do ano, já são suficientes para manter os cuidados básicos com a pele em dia. Vale reforçar: consulte sempre seu dermatologista e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos assim :)

bem estar cuidados com a pele proteção solar saude mental Segunda sem ansiedade