Blog
you

Tudo sobre pele mista

Tudo sobre pele mista

Por Isabelle Guedes

Atualizado 15/02/21

Para cada tipo de pele existem cuidados e, até mesmo, produtos específicos. Conhecer o seu tipo de pele pode aumentar a eficácia do tratamento e é possível ter resultados ainda mais duradouros. Já falamos um pouco sobre a pele oleosa e a pele seca, e agora o tema da vez é a pele mista!


O que é a pele mista?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse é o tipo de pele mais frequente. A pele mista, como o próprio nome diz, tem esse nome por ter algumas partes do rosto com maior tendência à oleosidade, e outras partes mais secas - especialmente na zona T, região que engloba testa, nariz e queixo.

Pela característica de apresentar duas regiões com equilíbrio de oleosidade distintos, os cuidados com a pele mista devem sempre buscar o equilíbrio, para que nem a oleosidade e nem o ressecamento se sobressaiam.

 

Bochechas secas, testa, nariz e queixo oleosos, são algumas das características da pele mista

Cuidados com a pele mista

A rotina básica de cuidados é essencial para a saúde, seja qual for o seu tipo de pele. Mas, para as do tipo misto, a regra básica é: nada de extremos! Ou seja, a rotina deve incluir produtos que não deixem a pele nem oleosa, nem seca demais.

Começando pela limpeza, o ideal é buscar sabonetes que consigam controlar o excesso de oleosidade, mas sem ressecar as outras partes do rosto. A dica aqui é usar sabonetes líquidos e neutros, que hidratam, sem agravar o quadro de oleosidade.

O Ph da pele é um fator muito importante. Como a pele mista tem tendência a áreas com oleosidade e áreas mais secas, o importante é usar os produtos corretos para chegar num ponto de equivalência entre ambas. Por isso, após a limpeza, a utilização de um tônico para a zona T é muito bem-vinda. Os tônicos servem para retirar as limpezas que o sabonete não tirou, desobstruindo poros, evitando o aparecimento da acne e diminuindo o aspecto de poros dilatados.

Depois dos passos de limpeza e tonificação, a hidratação é outro passo muito importante. Aqui, o ideal é optar por produtos que sejam oil free e que tenham toque seco, hidratando as partes secas. Produtos com propriedades cicatrizantes e de controle de oleosidade, como o Preenchedor facial, também podem ser opções interessantes, para quem procura a hidratação, sem perder a textura leve.

A proteção solar é essencial para todos os tipos de pele e cada tipo se adapta melhor à uma textura. O protetor, além de prevenir doenças como o câncer de pele e o melasma, evita o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Aqui, a dica é parecida com o hidratante: procure um protetor que seja livre de óleos e que tenha um toque seco. Quais são os cuidados por aí?

acne hidratação pele mista por dentro da pele saúde tipos de pele