Blog
you

Umectante, oclusivo, emoliente ou biológico? Conheça quais são os tipos de hidratantes para o rosto

Umectante, oclusivo, emoliente ou biológico? Conheça quais são os tipos de hidratantes para o rosto

Por Bárbara Spaulucci Christan

Atualizado 16/05/22

A hidratação é um dos passos mais importantes para manter a pele saudável, livre de ressecamento, irritação e até algumas doenças, como a dermatite. Só que ao contrário do que a maioria das pessoas podem pensar, todos os hidratantes não funcionam da mesma maneira. Mas como assim?


É claro que a função principal, de hidratar, todos têm em comum. No entanto, cada tipo de hidratante age de uma forma e proporciona benefícios diferentes para a pele. Fique por aqui e conheça quais são os tipos de hidratantes para o rosto e qual é o ideal para você!


Os quatro tipos de hidratante

Estratégias para promover a hidratação da pele incluem o uso de quatro tipos diferentes de ingredientes: umectantes, oclusivos, emolientes e hidratantes biológicos.


Hidratantes umectantes

Os ativos umectantes ajudam a pele a reter água no estrato córneo, localizado na epiderme, camada intermediária da pele. Absorvem água sobre a superfície e proporcionam hidratação imediata. Como costumam já conter água em sua formulação, criam uma camada protetora e, como o próprio nome sugere, deixam a pele umedecida e macia. Exemplo: glicerina, ureia e ácido hialurônico.


Hidratantes oclusivos

Os hidratantes oclusivos formam um filme protetor na pele, impedindo a perda de água do corpo para o ambiente através da evaporação. Essa camada de proteção é formada por lipídios, que contribuem para a manutenção da hidratação da pele. Ingredientes como óleos vegetais ou manteigas fazem parte dessa categoria. 

 

Hidratantes emolientes

As substâncias emolientes têm o objetivo de suavizar a pele, deixando-a macia e mais flexível. Ajudam a preencher as fendas na camada córnea da pele, aumentando a retenção de água e ajudando a criar uma barreira de proteção. Manteigas de karité e murumuru, ceramidas e óleos são ativos emolientes. Possuem baixo teor de gordura, têm textura mais fluida e espalham facilmente.


Hidratantes biológicos 

Os hidratantes biológicos, por outro lado, agem sobre a fisiologia da pele estimulando-a a restaurar sua barreira, melhorando o fluxo de água dentro da derme e epiderme, camada superficial e intermediária, respectivamente. Desta forma, proporciona hidratação imediata e inteligente, com resultados duradouros, já que os outros tipos de hidratante promovem efeito de curta duração que irá desaparecer logo que o produto for removido.


De modo simples, a hidratação biológica conta com ingredientes que aumentam o transporte e melhoram o fluxo de água nas células, estimulando a própria pele a manter-se hidratada. Dentre seus benefícios estão a bio-afinidade, já que possuem composição idêntica ou já são produzidos pelo corpo humano, e a facilidade na aplicação. Exemplo de hidratantes ativos ou biológicos: acquabio, extraído do angico-branco.


Agora que já sabe a diferença entre os tipos de hidratantes, escolha o ideal para você e comece a cuidar da sua pele já!