Blog
you

Histórias da Pele: Mariana Cid

Histórias da Pele: Mariana Cid

Por Time Bisyou

Atualizado 04/08/20

Ficamos apaixonados ao ouvir as palavras e o sotaque da designer e publicitária Mariana Cid. Alegre, cheia de vida e com uma relação muito bacana com a sua pele e o skincare, a Mari é a nossa terceira convidada da coluna “Histórias da Pele”. 

mariana-cid


Qual é o seu nome, idade e profissão?

Mariana Cid, 28 anos de sonho, de sangue e de América do Sul hahaha. Sou designer gráfica e publicitária.


Como começou sua relação de cuidados com a pele?

Eu tive acne desde os 11 anos de idade, numa intensidade muito forte e durante muito tempo isso me fez entrar numa guerra com a minha pele. Era constantemente abordada na rua com fórmulas milagrosas para tratar o problema, mas nenhum tratamento resolveu. Usei todos os produtos possíveis receitados por dermatologistas, alguns produtos com enxofre que deixavam um cheiro horrível na minha casa, nas minhas roupas e isso tudo foi minando minha autoestima. Então depois de adulta, a acne deu uma trégua, mas ainda sim ficaram muitas marcas na minha pele e eu simplesmente deixei os cuidados com a pele de lado, por trauma ou tristeza, não sei bem. Até que eu comecei a ler sobre o assunto, ver produtos que eram acessíveis financeiramente e eficazes. Surgiu uma parceria com uma grande marca de cosméticos e eu resolvi voltar a me interessar pelo assunto e incluir o skincare na minha rotina novamente. Só que agora é diferente, faço por prazer e autocuidado, é um momento só meu.


Você tem uma rotina de skincare? Quais são os produtos que você usa?

Eu não tenho muita disciplina, confesso (hahaha). Procuro deixar minha pele sempre limpa e hidratada. Como sou muito branca, qualquer coisinha mancha e descama minha pele, então me cobro pra usar protetor solar todo dia. Além disso tonifico o rosto algumas vezes no mês, mas nada que siga um cronograma regular.

mariana-cid-32


E você tem dicas de cuidados com a pele e com o corpo que você aprendeu com alguém da família (ou amigas) e faz desde então?

Minha mãe me ensinou a fazer esfoliação no rosto com açúcar e leite de rosas, desde então eu sigo fazendo isso sempre e dá um alívio enorme na pele, parece que renova. Adoro seguir esse ritual.


O que você faz além do skincare para cuidar de você, mente ou corpo?

Eu amo cinema e séries! Então pra cuidar da mente, sempre deixo um espaço nas minhas noites pra assistir uma série que me deixe confortável e nos finais de semana assisto tantos filmes quanto forem possíveis. Me empolgo muito mergulhando nas histórias. Sobre meu corpo, confesso que estou muito em falta com ele. Ia me matricular na natação, que é um exercício extremamente prazeroso pra mim, mas veio a pandemia e levou tudo embora hahahaha. Mas sigo firme nesse propósito, quando tudo passar.


Porque você começou o projeto “Tem tamanho Maior”? E como você acredita que o projeto evoluiu para o conteúdo que você faz agora?

O “Tem tamanho Maior” surgiu de uma necessidade individual minha de encontrar roupas plus size a preços acessíveis. Sempre garimpei bastante e encontrava lojas que tinham esse perfil, mas pensava muito como outras mulheres gordas poderiam ter essa oportunidade de conhecerem esses lugares. Então eu criei o perfil que, a princípio, falava só sobre moda plus size, mas com o tempo eu fui percebendo que é essencial falar de autoestima, amor próprio, autocuidado e saúde mental para esse público, já que sofremos tanto com gordofobia e pressão estética. E assim eu fui falando de mais coisas, abrangendo mais assuntos e aí resolvi colocar meu nome no projeto, já que sou eu que estou por trás de tudo. Hoje o "tem tamanho maior" virou @maricids e é um retrato da minha vida: moda, autocuidado, entretenimento, maquiagem, empoderamento feminino e muito amor próprio!

mari-cid-3

Sobre a sua relação com o corpo, quais são os maiores aprendizados que você tem com o seu?

Cada corpo é um mundo e existe muita beleza nisso. Meu corpo hoje tem cicatrizes e marcas que contam minha história. Ele mudou de forma muitas vezes e sempre me abrigou com muito amor, sou muito grata por tê-lo. Hoje eu olho cada pedaço dele com atenção, sendo mais cuidadosa e tendo mais carinho no toque, no olhar. Há beleza em todos os corpos, nas diferenças e singularidades de cada um. Aprender a enxergar isso é libertador demais!

Qual é a beleza do autocuidado pra você?

A beleza está em tudo, desde as nossas diferenças, "defeitos", singularidades até no que é considerado belo por unanimidade. Autocuidado é esse momento em que nós decidimos nos tratar com prioridade, atenção e zelo. Um momento para cuidar da nossa saúde, do corpo, da mente. Observar atentamente o que nos faz bem e feliz. Isso tudo é um processo que pode ser doloroso às vezes, mas quando o descobrimos, é um respiro pra alma.

 

Pra finalizar, você pode dividir com a gente alguns perfis de mulheres, histórias e projetos que te inspiram?

Muitas mulheres me inspiram diariamente a produzir conteúdo e me ajudaram a me enxergar com mais carinho, seja pela bandeira que levantam ou pelo simples fato de existirem. Vou citar aqui @thamiresslima, @alexandrismos, @todebells, @modices, @bylarita, @ju_romano, @biapret4, @biancabarroca e o projeto @bonita.decorpo.

Todas elas são mulheres livres, super criativas que usam o seu poder de influência para levantar outras manas.


Gostou? Então aproveita para conferir as histórias da Paola e do Alex.

autocuidado historias da pele