Blog
you
Meditação: Como adotar a prática no seu dia a dia
Pega o tapete e senta comigo! Você provavelmente deve fazer ou ter pensado no assunto e ainda ter amigos e familiares que já praticaram. Se você pensou em meditação acertou em cheio! Cada vez mais popular, a prática tem sido estudada ao longo dos anos provando que existem muitos benefícios para o bem-estar e a saúde de quem adere.
O hábito regular da meditação ajuda a aliviar desconfortos e na melhoria de sintomas e doenças como a insônia, o câncer, a depressão e até em doenças do coração. Os benefícios vão além do físico e quem pratica habitualmente consegue ver avanços para a mente e o espírito.
A POPULARIZAÇÃO DA MEDITAÇÃO
O que até pouco tempo atrás era visto como uma prática mais alternativa, a meditação tem ganhado cada vez mais adeptos. E não é pra tanto. Hoje é cada vez mais fácil ter acesso a aulas e conteúdos que auxiliam a quem quer começar e não sabe como. Seja em aplicativos no celular, vídeos no Youtube e até mesmo plataformas 100% dedicadas ao tema, aulas de meditação estão em todo o lugar até mesmo em empresas e escolas.
Fonte: Carrefour
MEDITAÇÃO = RELIGIOSIDADE
Sim, a meditação é uma prática milenar e muito conectada a diversas religiões também. Mas a prática não precisa estar diretamente ligada a religiosidade. Já é provado que os benefícios da meditação atingem até o cérebro! Um estudo realizado recentemente pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein comparou o cérebro de pessoas que meditam regularmente e de quem não medita e o resultado mostrou que o cérebro de um meditador é muito mais eficiente.
Fonte: App Zen
PARA CADA TIPO DE PESSOA, UMA MEDITAÇÃO
Tem muita gente que já torce o nariz para meditação sem saber que existem vários tipos de práticas. As mais populares, no momento, são as guiadas (muito pela facilidade de aderir e o fato de ser mais acessível). Dentro das meditações mais conhecidas temos:
Meditação transcendental: Praticada e popularizada pelas celebridades, a transcendental leva a um relaxamento mais profundo para deixar a mente mais calma e atenta. Ela ajuda a melhorar a respiração, diminuir a ansiedade, entre outros benefícios.
Mindfulness: Um mix de tradições milenares com a medicina moderna, a prática pretende levar a um estado de atenção plena e consciência sobre pensamentos e sentimentos. A meditação mindfulness ajuda no combate a doenças crônicas, estresse e ansiedade.
Zazen: A palavra significa “sentar Zen” e vem do sânscrito. É a meditação praticada por seguidores do Zen Budismo japonês. A prática também é bem corporal, pois é importante que a postura de quem pratica esteja adequada e a respiração também é fundamental, tudo para alcançar um estágio meditativo profundo.
Kundalini Yoga: Ligada diretamente a yoga, o método kundalini é um sistema de técnicas para que a energia possa fluir de maneira mais natural. A meditação é feita com concentração total na respiração, com mantras e movimentos com as mãos.
Não é só a meditação que faz bem ao corpo e a mente, praticar esportes regularmente também faz muito bem à saúde. Vem conferir nossa conversa com as meninas do Inspira e Transpira sobre o assunto.