Blog
you

Tudo sobre pele sensível

Tudo sobre pele sensível

Por Cleiton Eishima

Atualizado 16/02/21

Os cuidados com a pele são essenciais para a manutenção da sua saúde. Cada tipo de pele pede produtos que se adequem às suas características e necessidades. Já te contamos um pouco mais sobre os tipos de pele oleosa, seca e mista, mas hoje batemos um papo sobre as peles sensíveis.


O que é a pele sensível

A pele é chamada sensível quando a barreira da epiderme, camada mais superficial da pele, se torna mais fina e frágil do que as demais, enfraquecendo a sua função protetora e induzindo à sensibilidade. Além da camada epidérmica, a barreira microbiótica - responsável por controlar a presença de bactérias benéficas para a pele - quando desregulada, pode contribuir ainda mais para o agravamento do quadro. 

É caracterizada por vermelhidão, com a possibilidade de sensação de ardência, coceira, repuxamento, facilidade para formação de lesões e pode ocorrer em combinação com algum dos outros tipos de pele - ou seja, você pode ter ela oleosa, mista ou seca, ao mesmo tempo que sensível. 

 

Fatores que desencadeiam sensibilidade

  • Alimentação: comidas apimentadas e a ingestão de álcool desencadeiam o quadro de vermelhidão no rosto, já que são alimentos que podem dilatar os vasos sanguíneos. 
  • Estresse: também é outro fator que pode alterar o funcionamento dos vasos e provocando sensibilidade e vermelhidão.
  • Exposição ao sol: sem a devida proteção, também pode desencadear em um quadro de sensibilidade. A pele fina, fica suscetível aos fatores inflamatórios e aceleradores do processo de envelhecimento, dos raios UV;
  • Produtos inadequados: alguns cosméticos possuem ingredientes ativos, fragrâncias ou corantes, que podem ser agressivos e aumentar a sensibilidade da região. Por isso, consulte sempre um dermatologista antes de comprar seus produtos, combinado?

    Cuidados para peles sensíveis

    A proteção solar é o primeiro passo! Invista em um filtro específico para pele sensível, além de bloqueadores físicos como bonés, viseiras e chapéus. Hidratação também é uma palavra-chave aqui, para evitar o quadro de ressecamento e incômodo. Por isso, inclua na rotina os hidratantes para peles sensíveis, sem fragrâncias ou com substâncias que possam irritar a pele - Gustavo Saber, Youtuber e pessoa de pele sensível e oleosa, contou sua experiência com o resultado de hidratação do Preenchedor facial.

    Aposte também em produtos prebióticos e que auxiliam na reposição da microbiota natural da pele. A proliferação de bactérias pode ser extremamente benéfica para a pele, já que há a restauração da camada protetora perdida naturalmente. Por fim, evite banhos longos e de água quente e, ao se secar, seja após o banho ou lavar o rosto, utilize toalhas macias, com  leve batidinhas no rosto. Sua pele agradece!

    cuidados com a pele pele sensível saúde da pele tipos de pele