Blog
you

Os benefícios da Yoga no seu dia a dia

Os benefícios da Yoga no seu dia a dia

Quer praticar yoga e sempre achou difícil dar o primeiro passo? Essa matéria é pra você!

Por Time Bisyou

Atualizado 10/08/20

Você já pensou em praticar yoga? Se a resposta foi sim, você sabe que não foi o único e, muito provável, não será a última vez que vai considerar incluir a prática na sua rotina. Mas alguns obstáculos podem surgir e é normal. Pra quem nunca fez sequer uma posição e acha que precisa ter um corpo magro e flexível para aderir ao yoga começar, de verdade, pode parecer muito difícil.

pratica da yoga

 

Yoga não é uma atividade restrita, pelo contrário, pessoas com diferentes corpos e rotinas fazem a atividade diariamente e conseguem comprovar, na prática, que esse conjunto de técnicas práticas que conduzem a consciência corporal, traz muitos benefícios para o corpo, mente e emoções. 


Convidamos o professor Rafael Vercosa para falar mais sobre a prática e dar dicas para quem quer começar a se aventurar pela yoga.

 

professor de yoga rafael vercosa

 

 

1.Quais são os principais benefícios da prática da yoga no nosso dia a dia?

Em primeira instância, para quem inicia as práticas, perceberá ganhos significativos de mobilidade, o que inclui a flexibilidade associada a uma capacidade de movimento associada ao novos espaços que se conquistará no corpo. Com certa regularidade, verifica-se também melhoras na concentração, foco e alívios em ansiedade e estresse; De maneira geral, verificam-se benefícios que permeiam aspectos físicos, mentais e espirituais, visto que o praticante tende, naturalmente, a elevar a qualidade de saúde do corpo, discernir melhor a respeito dos próprios pensamentos e emoções; e a se relacionar melhor consigo e com o mundo à sua volta.


2.Tem muita gente que não pratica yoga por achar que é muito difícil ou não é próprio para a idade, tipo de corpo, e etc. Qual dica você daria para quem tem essa barreira?

Esse pensamento é uma crença limitante e muito natural por conta da imagem que é transmitida da prática. Ao invés de mantermos conectados apenas na imagem que é vendida pelo mundo afora, procure uma escola ou um amigo que já pratica e possa recomendar um professor. Existem muitas modalidades diferentes da prática que podem ser experimentadas até que a pessoa encontre o estilo e professor que mais se identifica. Minha recomendação é sair do julgamento e partir para a experimentação!


3.E sobre o contexto atual de pandemia onde a gente precisa estar em casa incluindo para práticas como a ioga, qual é a sua opinião sobre o aumento de pessoas aderindo ao ioga para o controle da ansiedade e stress?

Esse movimento é incrível. Yoga já é muito difundido em muitos países, mas, no Brasil ainda é uma prática muito elitista. O movimento que aconteceu com a pandemia difundiu e democratizou o acesso a essa prática, quebrou muitos paradigmas entre praticantes e professores por conta da distância e provou das mais diversas maneiras a força dessa prática pelo ponto de vista dos seus benefícios, visto que muitas pessoas conseguiram passar pela fase mais difícil da pandemia porque encontraram as práticas de Yoga.

 

4.Você tem alguma dica pra quem quer começar a praticar yoga em casa?

Seja autorresponsável, respeite suas limitações e não faça nada que não se sinta seguro para fazer. Busque um professor, não há nada mais adequado do que ter alguém que possa guiar a prática de acordo com a sua individualidade, mas ainda que isso não seja possível, que possa colocar a sua integridade física, mental e emocional em primeiro lugar.


Gostou? Que tal colocar na rotina também a meditação e a prática regular de exercícios físicos

bem estar cuidados com o corpo segundas sem ansiedade yoga